quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Acarape, o “Rosal da Liberdade” na Terra da Luz


           José do Patrocínio chega a Fortaleza a 30 de novembro de 1882, acompanhado de Alípio Teixeira, seu companheiro da Gazeta da Tarde. Patrocínio passa dois meses no Ceará e participa de intenso programa. Libertadores de Fortaleza rumam para Acarape, o “Rosal da Liberdade” a 1º de janeiro de 1883. São alforriados todos os cativos do município, em número de 116. É o primeiro ato de libertação em massa no Brasil.
O Vendaval da Liberdade na Terra da Luz sacode os grilhões negreiros de todo o interior do estado.
                                                                                  Texto do livro: Vendaval da Liberdade - Edmar Morel 







No município de Redenção, o Museu Senzala Negro Liberto, mantém as instalações da "casa grande e senzala" de uma antiga fábrica de aguardente, uma realidade chocante e necessária para que não caia no esquecimento momentos de sofrimentos do passado e que foram vencidos no Ceará 4 anos antes da Lei Áurea. E toda essa história de lutas dos índios cearenses e dos africanos no Ceará estão registradas no nosso documentário  "Tapuias e Abáunas na Terra da Luz" disponibilizado no Youtube sem cortes e em alta definição.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Amanay (Algodão), Chefe Potiguar em Jericoacoara


       Segundo o Barão de Studart, os fortes de Camocim e de Jericoacoara foram tomados de assalto em 1644 pelo grupo de Amanay, Algodão, chefe Potiguar, na mais representativa ação de resistencia local contra a invasão européia no Ceará. E nós estivemos lá, em Camocim nos dias 19 e 20 de março para conhecer esse paraíso que o grande chefe Amanay escolheu para viver com sua nação.

sábado, 22 de setembro de 2012

Maracatu Cearense o Batuque do Ceará

Em 28 de março de 2011 voltamos novamente a Associação Cultural Solidariedade e Arte - Solar, Quintal de Batuque do Maracatu Solar no bairro de Benfica em Fortaleza para conversar e entrevistar o artista plástico, pesquisador cultural, compositor e mestre Descartes Gadelha. Tivemos a oportunidade e o privilegio de ter uma verdadeira aula de cultura com esse magistral chefe de batuque, que estava passando seus conhecimentos aos percussionistas Delano e Natali, falando sobre a origem do maracatu, a simbologia, a etnia, a religiosidade, o ritmo, na teoria e na prática e muito mais do que se possa imaginar.




























Eu e Jô Milli fizemos um registro de tudo, imagens e sons valiosíssimos que com certeza só enriqueceram o nosso documentário e reafirmam para todos que o Maracatu Cearense, o Batuque do Ceará é único, original e maravilhoso.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Descartes Gadelha - Maracatu Solar

No dia 26 de Março de 2011, estive na Associação Cultural Solidariedade e Arte - SOLAR, sede do Maracatu Solar, à convite do cantor e compositor Pingo de Fortaleza, que eu ainda não tinha tido a satisfação de conhece-lo pessoalmente, para o lançamento do livro "Lenda Estrela Brilhante" do griô Descartes Gadelha.


















 Uma festa maravilhosa com a presença de artistas e pessoas ligadas a cultura do estado do Ceará destacando um dos grandes parceiros, tanto de Descartes como do Pingo, o grande compositor e cantor Calé de Alencar. E esse lançamento como não poderia deixar de ser, finalizou com muito batuque e a interpretação da lindíssima loa do Maracatu Solar para o carnaval de 2011 "Riscou no Céu", autoria de: Descartes Gadelha, Pingo de Fortaleza e Calé Alencar (pense numa parceria boa!!!).